O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Jardim de Infância de Portelinha Nº 2 (Gondomar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
As imagens dos peixinhos resultaram de pesquisa na internet.
Os alunos quiseram usar a diferente fauna marinha que aparece na história e tal foi possível dada a dimensão e configuração dos sumidouros do recreio do Jardim de Infância.
Para a imagem a pintar na rua foi diferente, cada criança escolheu um peixe e de seguida através de um histograma fizeram a escolha final.

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: Jardim de Infância da Portelinha nº2
Identificação do Professor coordenador da atividade: Isabel Mª Rodrigues Pinto
Número, idade e ano de escolaridade dos alunos: 50 alunos, com idade entre os 3 e os 5 anos do Pré-Escolar.
Síntese das várias fases do projeto:
O projeto teve início com a história “Arco-Irís O mais belo peixe dos oceanos”.
Uma história de amizade que ensina a importância de partilhar e que serviu de ponto de partida para um amplo diálogo sobre a vida nos oceanos e sobre a poluição a que todos os peixinhos estão sugeitos se os adultos não tiverem cuidado e continuarem com a incorreta deposição dos resíduos. A água das chuvas nas ruas entra nos sumidouros e nas sarjetas e depois seguem muito caminho e chegam ao mar, acontece que os adultos nem sequer veem os sumidouros e as sarjetas e colocam lixo nas ruas como or exemplo, papéis, beatas, garrafas que vão dar ao mar. Se as sarjetas e os sumidouros forem pintados com peixinhos, as pessoas vão-se lembrar que não podem pôr lixo nas ruas.
Cada menino escolheu um peixinho para pintar no sumidouro do recreio do JI.
Para pintar na rua à saída do JI, escolhemos um peixinho através de um histograma.
Ficaram muito entusiasmados e a aguardar a próxima fase do projeto.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências