O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Jardim de Infância de Portelinha Nº 1 (Gondomar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A nossa imagem pretende alertar para o lixo que encontramos frequentemente no chão das ruas e que irá parar ao mar se nada for feito. desde sacos do lixo, restos de frutas, beatas, cotonetes, latas, tampas, pacotes de chá, palhinhas, plásticos das garrafas...se não tivermos cuidado irá tudo ter ao mar e perturbar o ecossistema marinho.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Depois de termos trabalhado o ciclo da água e o funcionamento da rede de esgotos e das ETAR’s, fomos procurar a localização das sarjetas e/ou sumidouros existentes no nosso Jardim de Infância e no passeio em frente à escola e ver o tipo de lixo que se acumula nessas zonas. Temos uma sarjeta particularmente sensível, devido à sua localização pois quando está vento acumula nas suas redondezas muito do lixo trazido por ele (já para não falar no que entra na sarjeta sem nós conseguirmos ver…) Falamos a seguir da dificuldade desses resíduos, que tentamos representar na imagem, se degradarem, seguindo depois com o curso da água até poluírem os mares e os rios, destruindo os ecossistemas.
Do outro lado da rua existe um café, por isso estamos crentes que ao pintarmos essa sargeta que mais lixo acumula ao seu redor, irá ter um grande impacto na sensibilização da comunidade poluente, de beatas, palhinhas, plásticos, latas que frequenta o café.
O trabalho foi iniciado ainda na escola, antes da interrupção das atividades e construímos uma maquete com o lixo verdadeiro. Posteriormente elaboramos o desenho que transmite a nossa ideia inical e se adequa à sargeta real que queremos pintar.
Jardim de Infância Portelinha 1 - em Fânzeres, Concelho de Gondomar, frequentado por crianças dos 3 aos 5 anos de idade.
Professor Coordenador. Carla Couto e Fátima Monteiro

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências