O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Fundo pintado em dois tons de azul, o azul simboliza o rio, as plantas são em dois tons de verde, são símbolo da vegetação do fundo do rio. Tanto os azuis como os verdes têm como pano de fundo a biodiversidade existente no nosso Rio Almonda (Torres Novas).
Os peixes que compõem a imagem são algumas das espécies autóctones do Rio Almonda: Góbios, Barbo, Carpa e Enguia. As cores são semelhantes às espécies.
Texto: “O mar começa aqui” em cor branca, símbolo que significa paz, pureza e limpeza.
Logotipos: Eco Escolas e do projeto.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Começou por ser feita uma motivação/sensibilização para a necessidade de preservação dos ecossistemas e biodiversidade e da qualidade da água salgada e em especial da água doce, visto que o concelho é rico em rios e ribeiros.
Seguidamente foi feito um trabalho de pesquisa, para perceber quais as espécies que enriquecem o rio. Destacam-se carpas, barbos, góbios e enguias.
Foram feitos registos gráficos e cromáticos dessas espécies.
Seguidamente procedeu-se à montagem da maquete tentando recriar o fundo de um rio tendo em conta a fauna e flora marinha existente no concelho. Essa maquete foi feita numa folha de papel craft pintada com tintas acrílicas, onde foram depois colados os registos cromáticos dos peixes, feitos em lápis de cor aguarela.
Por fim foi pintada em tinta acrílica tom branco a frase “O mar começa aqui” e colados os logotipos do Eco Escolas e do projeto.Trabalho foi elaborado por:
Escola Artur Gonçalves- Torres Novas
Professora Coordenadora do projeto: Maria da Paz Ribeiro
Alunos da turma PIEF (certificação do 9º ano)
Nº 8965 16 anos
Nº 9326 17 anos
Nº 6243 16 anos
Nº 12753 16 anos
Nº 7935 15 anos
Nº 6185 15 anos
Nº 9633 15 anos
Nº 6214 16 anos

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências