O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2, 3 Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Coloquei o título do meu trabalho em tons de verde para se destacar do azul do mar, coloquei uma alforreca e um peixe (salmonete) Desenhei um tipo de ondas à volta da sarjeta. Nos canto superiores pus um leme e uma âncora acompanhados de uma estrela do mar e um búzio.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória Descritiva
No âmbito do Plano de Ação do Programa Eco-Escolas, e sendo a Água um dos temas obrigatórios a trabalhar, os Coordenadores do Programa Eco-Escolas da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra, professora Catarina Cidade do Carmo e professor Carlos Manuel Nunes fizeram a proposta de participação neste desafio a todos os alunos do quintos e oitavos anos de escolaridade, nesta fase de quarentena, individualmente, a cada aluno, por Classroom e via meet, assincronamente e de modo síncrono por meet.
Processo que já tinha sido iniciado no início do segundo período:
Foi pedido à Doutora Marina Paula Santos Lopes, membro do nosso Conselho Eco-Escolas, como Representante da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida (ACES Arrábida), Pólo de Sesimbra, a sua colaboração com Sessões por si dinamizadas com as orientações do pretendido por parte da professora Catarina Cidade do Carmo.
As sessões consistiram em uma apresentação em PowerPoint, debate com os alunos e apresentações de pequenos vídeos didáticos ao longo de uma apresentação em PowerPoint. De salientar que no final da sessão os alunos assistiram à curta-metragem de animação “Aquametragem” que conta a história da família H20 que tem de aprender a gerir o consumo de água durante o seu dia-a-dia, aplicando o princípio dos 5 R’s: Reduzir os consumos; Reduzir as perdas e desperdícios; Reutilizar a água; Reciclar a água e Recorrer a origens alternativas. http://lisboaenova.org/wp/aquametragem/
Foi usada ainda a maleta pedagógica "água para todos", e trabalhadas algumas propostas com os alunos em sala de aula.
Foi usada a maleta virtual da água para todos.
http://www.maletas.ena.com.pt/?cix=1016&curr=802&curr3=802&ixf=seccao&lang=1
Numa próxima fase, foi então feita a proposta do projeto, individualmente, com envio no Classroom das orientações para o trabalho e em aulas síncronas no mett com as turmas nas disciplinas de Educação Visual e Expressão Plástica.
Terminada a data de apresentação das propostas foi iniciada uma votação com acesso a toda a comunidade educativa no Padlet.
Venceu com trabalho do aluno número treze da turma B do oitavo ano, Miguel Pereira Gatinho com treze anos de idade com 539 votos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências