O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A baleia representa todo um ecossistema (oceano) que sofre as consequências da ação humana. A lata do refrigerante simboliza todo o lixo produzido pelo ser humano, o qual tem muitas vezes como destino a boca dos seres vivos (sarjeta). Deste modo, pretende sensibilizar as pessoas para que entendam a importância da redução dos seus níveis de poluição, de modo a evitar que as nossas ações prejudiquem outros seres vivos, mostrando, claramente, que “O nosso lixo não pode acabar aqui !” (boca da baleia onde estão desenhadas as grelhas da cobertura de uma sarjeta).
Assim, a imagem deve ser reproduzida de modo a que as grelhas da sarjeta sejam, efetivamente, o interior da boca da baleia.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola:
Escola Secundária João Gonçalves Zarco
Professor Coordenador da Atividade:
Ana Cristina Domingos
Número, idade, ano de escolaridade dos alunos:
25 alunos
14/15 anos
10.ºano
Os alunos foram desafiados a participar na atividade, tendo-lhes sido solicitada a criação e envio de um trabalho individual (imagem criada para o objetivo pretendido); depois de recolhidas as imagens, estas foram partilhadas com os alunos participantes e solicitada a escolha da imagem que melhor corresponde ao objetivo pretendido; as três imagens mais "votadas" foram analisadas por um júri, tendo este procedido à seleção da imagem que considerou ter maior potencial no alerta/sensibilização dos cidadãos para as consequências da deposição indevida de resíduos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências