Metodologia

Na concretização do projeto, as escolas, deverão utilizar as estratégias que considerem mais adequadas.

Sugere-se a investigação sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no bairro/freguesia onde se localiza a escola.

Complementarmente, deverão ser discutidos os temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.

Visando uma campanha de sensibilização da comunidade, deve ser criada uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.
Recomenda-se o envolvimento do maior número possível de alunos neste projeto sugerindo-se que a seleção da imagem a apresentar por cada escola resulte de um concurso interno.
Se a imagem for validada, as sarjetas dentro do recinto escolar (e eventualmente no espaço exterior) devem ser pintadas pelos alunos.

 
Características da Proposta de Imagem
  • A proposta de imagem é constituída pelo desenho que se pretende pintar na sarjeta/sumidouro.
    Nota: caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones.
  • A proposta de imagem deverá ser digitalizada e enviada para a ABAE através da plataforma Eco-Escolas até 20 de março.
  • As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
  • A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
  • Deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
  • Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem com os seguintes elementos:
    • Memória descritiva da imagem
    • Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das várias fases do projeto.
 
Imagem da Escola para concurso

Após a concretização das pinturas e para que a escola possa participar no concurso nacional (e eventualmente regional) deverá submeter na plataforma Eco-Escolas, no próximo ano letivo:

  • fotografia de uma das pintura realizada.
  • referência à localização das sarjetas pintadas pela escola.