O Mar Começa Aqui | Evidências dos Trabalhos 2022

Município de Pombal

Fotografias das pinturas:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Ecos:

Recortes de imprensa:

Links:

Número de escolas envolvidas:
15

Número de sarjetas pintadas:
40

Observações:
Metodologia – principais passos:
Mês de abril - foram realizadas diversas pesquisas e atividades de leitura e expressão plástica sobre o tema em contexto escolar. No final, foram elaborados vários desenhos apelativos com vista a chamar a atenção para o problema “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar!”. Os trabalhos foram expostos nas respetivas salas, painel eco-escolas e/ou entrada da escola e cada turma elegeu um trabalho. Posteriormente, decorreu outra votação, em que a comunidade escolar elegeu a imagem que representaria a escola no concurso nacional.
3 de maio a 9 de junho – dinamização de 19 sessões presenciais sobre o projeto “O Mar Começa Aqui!”, o que são e qual a função dos sumidouros e sarjetas, contaminação das linhas de água, poluição marinha com destaque para a problemática do lixo marinho, tempo de degradação dos resíduos, impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas e exemplos de boas práticas/hábitos a adotar, por uma técnica da Unidade de Ambiente do Município de Pombal. Estas sessões, que envolveram 873 participantes, foram complementadas com a visualização do filme “Sources and impacts of marine litter by Jane Lee - Marlisco”, nas quais foram realizados debates e momentos de reflexão sobre as várias temáticas abordadas filme.
Em parceria, com os serviços municipais (Serviço de Higiene e Limpeza Urbana do Município de Pombal) e com a Juntas de Freguesia de Almagreira, Carriço, Meirinhas, Pombal e Vermoil e a União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, os participantes neste projeto assistiram à limpeza de sarjetas/sumidouros existentes no interior da escola e no espaço exterior da escola/envolvente. Foram, ainda, identificadas as diferentes tipologias de resíduos e/ou poluição, principais fontes/origens das mesmas, tempo de degradação dos resíduos encontrados e exemplos de boas práticas/hábitos a adotar por todos.
As ações de limpeza de sarjetas e sumidouros tiveram um enorme impacto direto nas crianças, alunos, professores, auxiliares e alguns convidados que ficaram incrédulos com a quantidade e tipologia de resíduos encontrados e poluição verificada (descarga de águas sujas resultantes de lavagens) e, indiretamente junto das famílias, uma vez que as crianças e alunos falaram bastante deste tema em casa, informando e sensibilizando toda a família.
De destacar que, na sequência destas sessões presenciais foram, imediatamente, realizadas as seguintes ações: criação de bolas de trapos (em família) para os alunos brincaram no recreio, em detrimento de brincarem com tampas de plástico – Centro Escolar da Fonte Nova; criação e afixação de um cartaz sobre a problemática das beatas (afixado num local onde foram observadas e recolhidas inúmeras beatas jogadas no chão e nos sumidouros) – Centro Escolar da Guia; comprometimento do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil em substituir os tapetes existentes no Centro Escolar de Vermoil (encontravam-se a desagregar-se e, os pedaços de tapete de plástico foram encontrados nos sumidouros); sensibilização às auxiliares da ação educativa para nunca mais despejarem as águas sujas nos sumidouros (foram observados pedaços de esfregonas, cabelos e cotão) - em algumas escolas; ações de limpeza na localidade/zona envolvente aos sumidouros exteriores à escola - algumas escolas.
O filme também causou bastante impacto nas crianças e nos adultos que o visualizaram, uma vez que ficaram bastante elucidados com a problemática do lixo marinho e das consequências nefastas para o planeta em geral e para os ecossistemas marinhos em particular. O filme foi tão impressionante devido à veracidade das imagens que muitas crianças choraram, mostrando-se muito tristes e com muita vontade de mudar de atitudes e comportamentos e de sensibilizar a família e os amigos. As principais palavras/sentimentos enunciados no final da visualização do filme pelos participantes foram: sem palavras, tristeza, afinal o plástico mata mesmo os animais, a tartaruga comeu o balão e morreu, os animais ficaram presos no lixo e morreram, já não vou querer balões na minha festa de anos, nunca mais vou por lixo no chão, eu costumo limpar a praia quando vou com os meus pais à praia, etc.
3 de junho a 20 junho – foram realizadas as pinturas dos sumidouros previamente escolhidas por cada estabelecimento de ensino e aprovadas pelo Município de Pombal e pela ABAE. Os sumidouros exteriores foram escolhidos especialmente tendo em conta a proximidade da escola e os que teriam mais impacto junto da população (vias principais). Durante as pinturas, salienta-se a curiosidade da população local em saber o que estava a acontecer, qual o objetivo e a darem os parabéns aos envolvidos pela iniciativa. De notar também, o entusiasmo da população a divulgar que o mar também começava na terra deles e em deslocação a outros pontos do concelho os alunos/crianças partilhavam com os pais a felicidade de outros alunos/crianças também estarem a desenvolverem o mesmo projeto.
maio a julho de 2022 – divulgação do projeto nas redes sociais, reuniões do Conselho Eco-Escolas, portal do Município, Agrupamentos de Escolas (Guia, Gualdim Pais e Pombal), Colégio João de Barros, jornais locais e regionais.
Balanço 2021/2022:
- n.º de escolas aderentes: 15 (+ 10 face ao ano letivo anterior)
- n.º de sumidouros pintados: 40 (+ 20 face ao ano letivo anterior)
- n.º de participantes diretos: 935 (+ 610 face ao ano letivo anterior)
O balanço deste projeto é extremamente positivo, quer pelo entusiasmo e empenho de todos os envolvidos, quer pelo impacto junto da comunidade educativa e população em geral. De relevar que, em Pombal, foi um projeto inclusivo de todos e para todos! As crianças/alunos com deficiência e/ou necessidades especiais participaram ativamente em todas as fases do projeto.