O Mar Começa Aqui | Evidências dos Trabalhos 2021

Município de Leiria

Fotografias das pinturas:

Número de escolas envolvidas:
8

Número de sarjetas pintadas:
8

Observações:
A campanha nacional “O Mar começa aqui…” esteve nas últimas semanas a animar as Eco Escolas do Concelho de Leiria, para sensibilizar todo o município para os impactes devastadores da poluição marinha. Vários estabelecimentos de ensino e IPPS que integram o programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) “Eco Escolas” participaram nesta campanha que visa sensibilizar, através de desenhos ilustrativos nas sarjetas, para as consequências do descarte irresponsável de beatas de cigarros e outros resíduos. Através de imagens simples, mas poderosas, os alunos e alunas chamam a atenção para como todos os resíduos que acabam no chão ou nas sarjetas vão, inevitavelmente, parar ao mar, onde poluem as praias e os oceanos, e perturbam gravemente os ecossistemas marinhos.
As sarjetas da campanha do ano letivo 2019/2020 foram pintadas durante este ano letivo devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino e IPSS em 2020 por causa do contexto pandémico, tendo-se juntado assim as atividades e participação das Eco Escolas dos anos 2019/2020 e 2020/
2021. Assim, foram pintadas sarjetas pelos utentes da AMITEI e d’Os Malmequeres, e pelos alunos e alunas do Centro Escolar da Barreira, Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Colégio Nossa Senhora de Fátima, EB 2,3 Dr. Correia Alexandre, EB de Barreiros, EB de Coucinheira, EB de Regueira de Pontes, EB de Sta. Catarina da Serra, EB1 de Marrazes, e Jardim Escola João de Deus.
O Município de Leiria disponibilizou-se em realizar atividades de educação e sensibilização ambiental preparatórias sobre o tema, tendo participado nas mesmas:
a) a AMITEI
https://www.facebook.com/CIALeiria/photos/pcb.946133956205727/946133586205764/
b) os Malmequeres
(https://www.facebook.com/CIALeiria/photos/pcb.946133956205727/946133542872435/
Depois da fase de submissão dos desenhos à ABAE ao longo destes dois anos letivos, o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA), em representação do Município, empenhou-se em fazer chegar às instituições aderentes todos os materiais e meios para que estas pudessem terminar os seus trabalhos para esta sensibilização tão importante, assim como concorrer aos prémios da campanha. A Sra. Vereadora com o pelouro do Ambiente e Saúde, Ana Esperança, também esteve presente em alguns destes momentos, tendo tido a oportunidade de conversar com os intervenientes e inteirar-se dos trabalhos por eles desenvolvidos.
Ainda neste âmbito, o Município convidou o artista plástico Tenório para trabalhar com três das instituições participantes: as IPSS Os Malmequeres e AMITEI e a EB1 de Marrazes, que este ano aderiu ao Plano Nacional das Artes, onde o CIA se inclui como parceiro. Nesta iniciativa, Tenório dinamizou sessões formativas prévias onde o tema foi trabalhado também pela perspetiva da expressão artística como instrumento impulsionador de mensagens e causas ambientais como esta que se quer passar em todo o país, e orientou as pinturas das sarjetas destas instituições. O culminar desta colaboração será uma pintura do artista, com elementos elaborados pelos participantes das três instituições, numa das sarjetas da praia do Pedrógão, em alusão ao culminar da própria viagem que o lixo faz desde as sarjetas, até ao mar.
Todo este trabalho será visível em vários pontos do Concelho, para que o resto da população Leiriense e todos os seus visitantes tenham presente a importância das suas ações na preservação ambiental.
Sarjetas pintadas em 2020 (foi pintada uma sarjeta por escola)
Referentes ao ano lectivo 2019/2020
1. Escola Básica de Santa Catarina da Serra
2. EB e Secundária Henrique Sommer
3. Centro Escolar da Barreira
4. EB Barreiros
5. EB23 Dr Correia Alexandre
6. Colégio Nossa Senhora de Fátima
Referentes ao ano letivo 2020/2021
1. Escola Básica de Coucinheira (fora do recinto escolar)
2. Escola Básica de Barreiros (dentro do recinto escolar)
3. AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes (dentro do recinto da instituição)
4. Colégio Conciliar de Maria Imaculada (dentro do recinto escolar)
5. Os Malmequeres (fora do recinto da instituição)
6. Escola Básica de Regueira de Pontes (fora do recinto escolar)
7. Escola Básica nº1 de Marrazes (dentro do recinto escolar)
8. Jardim-Escola João de Deus (dentro do recinto escolar)